banner formato

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MOTOCROSS



Freestyle

O Freestyle Motocross (FMX), um desporto relativamente novo, não é corrida e está concentrado apenas em executar manobras acrobáticas enquanto salta de moto de motocross. O vencedor é escolhido por um grupo dos juizes. Os pilotos são pontuados pelo estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos espectadores também.
Uma manobra executada é o backflip (looping), que foi completamente executada em uma moto 250cc por Carey Hart usando uma rampa especialmente projetada. Logo após, Mike Metzger executou esta manobra usando uma rampa padrão de freestyle e recepção de areia. [2] Mais recentemente, Mike Metzger fez realmente um Backflip sobre o Caesar's Palace Fountains [3] . Alguns consideram o BodyVarial 360° a manobra mais difícil que está sendo executada neste tempo. Esta manobra, chamado também de Carolla, foi executada primeiramente por Chuck Carothers no XGAMES 2004. Antes disso, o Backflip 360°, ou Off-axis Backflip, foi considerada a manobra mais desafiadora. Um outro piloto que está levando o Freestyle a um novo nível éTravis Pastrana. Em 2005, ele executou o primeiro Duplo Backflip (Double backflip) do mundo. Nos XGAMES 2006, Travis executou o primeiro Duplo Backflip do Mundo (em público) - Com isso, ele ganhou medalha de ouro de melhor manobra. E no Brasil o piloto mais conhecido que executa o back-flip é o Gilmar Flores (joaninha 99), campeão brasileiro dessa modalidade de motocross freestyle estilo livre.



Minibikes

O Pitster Pro, um minibike projetouvario especificamente para competir da Poço-Bicicleta. A mania a mais atrasada é adulto que compete nas motocicletas (50cc) diminutas chamadas minibikes ou Poço-Bicicletas. O conceito da Poço-Bicicleta era originalmente de modo que os pilotos sem redução dos motocross pudessem fàcilmente navigate os poços, a área designada para o estacionamento, e o ajuste - acima antes de um evento. A mania cresceu de lá. Os povos começaram “a hopping acima” das bicicletas e a competi-las uns contra os outros. Estes minibikes baratos projetaram para crianças pequenas são transformados frequentemente para o uso do adulto adicionando umas barras mais altas do punho, melhorando a suspensão, exaustão, plásticos. O outro “hop levanta” inclui os motores 75cc-147cc maiores, furados e frames reforçados. Nenhuma definição padrão de o que constitui uma poço-bicicleta por todas as saídas principais do corpo governando, mas a exigência normal é uns 12” de roda dianteira, e” a parte traseira uns 10. Nenhum dos 5 grandes manufatura (Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, e KTM) atualmente a oferta da “poço-bicicletas prontas raça”, porém algumas outras companhias estão começando a vender as bicicletas projetadas unicamente para esta finalidade. Estes incluem Pitster Pro, o SDG, e o MX de Sikk. A mania do minibike é predominatley em Califórnia do sul, mas está começando levantar-se na popularidade em outras áreas dos E.U. e do mundo. competir da Poço-bicicleta fêz exame de uma volta para mini-moto (Supermoto) também, geralmente competindo sobre vai-kart e trilhas apertadas, pequenas do veículo. Os cavaleiros desgastam geralmente uma combinação dos motocross e da engrenagem/couros streetriding.



Máquinas

Existem diversas motos fabricadas exclusivas para as competições de motocross, possuem geometria e suspensões especiais para resistir às imperfeições do terreno, os pneus usados têm forma diferenciada para poderem aumentar a tração das motos nos terrenos molhados. Os motores podem variar de 2 t e 4T, os motores 2T foram muito utilizados algumas décadas atrás devido a facilidade de manutenção e pouca tecnologia existente na época, ofereciam alto torque em baixa e media rotação, os motores 4T mais modernos e usados recentemente possuem alta tecnologia, são projetados para oferecer a máxima potência possível que ele pode oferecer, possuem ampla faixa de torque em média e alta rotação.

As máquinas de solo têm os motores variando entre 50cc a 550cc. Nos anos adiantados dos motocross, a classe 500cc foi considerada a divisão do premier. Entretanto, enquanto a tecnologia progrediu, as bicicletas abertas da classe tornaram-se mais poderosas e poucos pilotos podiam montá-las em seus limites. As motos 250cc tornaram-se também mais rapidas com tecnologia mais nova e foram-se mais popularizadas, eventualmente superando as motos 500cc e transformaram-se na classe de maior competitividade.

A distinção a mais comum entre máquinas dos motocross é sobre os motores, se é dois tempos ou quatro tempos (four-stroke). Originalmente (década de 1960) todas as motos eram quatro tempos, porém o motor de dois tempos evoluiu, tornado-se mais popular na década de 1970 até 2000. O motor do dois tempo produz mais explosão do que um motor quatro tempos da mesma capacidade (cilindrada), porém o combustível é misturado com o óleo dois tempos. Quatro tempos continua a ser atualmente a melhor escolha, parcialmente no MX3. Devido à legislação ambiental uma geração nova de four-stroke foi introduzida na década de 1990s com a Yamaha YZ400. O esporte tinha adotado pela maior parte do tempo o quatro tempos no lugar de dois tempos, embora fosse usado ainda extensivamente e construído ainda por fabricantes. Estes esforço entre dois e quatro tempos despertaram tensões entre os fabricantes, com muitas rivalidades entre competidorescom para provarem quais os melhores.
Os materiais de pouco peso tais como o alumínio e omagnésio geralmente são usados como o equipamento original da fábrica ou vendidos no after-market.
Por causa da natureza física do motocross, os pilotos se esforçam fisicamente para absorver choque com seus joelhos. O assento longo e liso (sem degrau) é projetado permitir que os pilotos desloquem seu peso rapidamente para fornecer mais tração nos cantos, melhor que para o conforto.
Muitos pilotos, entretanto, modificam suas máquinas mais e mais, para melhor desempenho e para ter o comportamento da moto de acordo com suas próprias preferências ou apenas para a apreciação.
Os competidores frequentemente (mas não sempre) são classificados de acordo com o tamanho do motor da sua máquina. A classificação comum inclui;
Classificação EuropéiaClassificação AmericanaMotor 2 temposMotor 4 temposNotas
MX1Motocross/Supercross (formerly "250")250cc450cc
MX3Discontinued (formerly "Open Class")250cc+450cc+typically 500cc two strokes, or "Open" class
MX2Motocross Lites/Supercross Lites (formerly "125")125cc250cc
85BWSupermini85cc150ccHave bigger Wheels, hence "BW"
85SWMini85cc150ccHave Smaller Wheels, hence "SW"
65Mini65ccNo manufacturer currently makes a 4-stroke competition bike
AutosPee-wee50cc50cc

Demandas físicas



Saltos de Motocoss
Um dos aspectos menos compreendidos do motocross que os não participantes não conhecem consiste no nível extremo da aptidão física requerido dos concorrentes. Aqueles alheios ao desporto supõem frequentemente que o piloto não está a fazer nada mais árduo do que conduzir um veículo motorizado em torno de um campo, exigindo do que dirigindo o carro da família em torno do bloco. Motocross exige muito fisicamente nos braços, no ombro, e nos glúteos. O extremo entre controle, força, resistência, reflexo, raramente é observado em um piloto que, aparentemente é camuflado sobre uma proteção corporal quase que igualada a dos antigos cavaleiros medievais, capacetecoletesluvasbotasjoelheiras, calça com proteção, camisa, protetor de coluna e pescoço, óculos, protetor de nariz, ou seja, além do grande esforço o mesmo não tem a liberdade para transpirar, reação natural do corpo humano para resfriar a pele e conseqüentemente a corrente sanguínea. Sem esta liberdade de transpirar a temperatura do corpo sobe e exige ainda mais do piloto. Aos olhos do leigo, o salto é o ápice de uma corrida, porém para o piloto, o salto é o momento de descanso e relaxamento. As curvas e ultrapassagens são os pontos determinantes para um boa corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário